Declaração de Imposto de Renda PF

Serviço de declaração de imposto de renda de pessoa física da Arruda Empresarial

Motivo de estresse para muitas pessoas, a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) é uma ação obrigatória para boa parte dos brasileiros. A Declaração é anual e compreende o envio de informações ao governo referente aos rendimentos do ano anterior. O imposto de renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas físicas.

A Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física é complexa de ser realizada, por isso é recomendado que o contribuinte peça auxílio de um contador, especialmente se for sua primeira declaração. A Arruda Empresarial conta com profissionais experientes em declaração de imposto de renda de pessoa física, estando preparados para prestar todo o suporte necessário para que sua declaração seja enviada e no prazo estipulado.

Mas quem precisa declarar? Quem recebe restituição? Como a declaração é feita? Entenda.

Quem Precisa Fazer a Declaração

A cada ano a Receita Federal estipula um valor de renda anual que indica quem precisa declarar o imposto de renda. Esse ano, por exemplo, o valor é de R$ 28.559,70. Isso significa que todo contribuinte que teve rendimento igual ou superior ao que o valor mínimo estipulado precisa declarar renda.

Caso não declare, o contribuinte estará sujeito a multa que pode chegar a 20% do valor devido. Caso faça a declaração mas oculte rendimentos, a pessoa pode cair na chamada malha fina, ou seja, ser pego pela Receita quando ela for checar as informações declaradas.

Omitir informações na declaração de imposto de renda de pessoa física é considerado crime de sonegação, o que pode resultar em multa e até em reclusão. Caso o contribuinte omitir alguma informação sem querer, ele pode preencher e enviar um formulário de retificação das informações prestadas. Isso evitará que ele seja enquadrado como sonegador.

Quem Precisa Pagar o Imposto de Renda e Quem Recebe Restituição

A Declaração é uma maneira de a Receita Federal verificar se o cidadão está recolhendo mais ou menos impostos. Quando ela é preenchida, a pessoa é informada se precisará pagar ou se precisará restituir. A restituição, portanto, acontece quando a pessoa física recolheu mais impostos do que deveria, por isso deve receber um valor de volta para balancear a conta.

Nem todos os contribuintes precisam pagar a mais, assim como nem todos recebem restituição. Isso varia de acordo com a movimentação financeira e contábil que a pessoa declarou na hora de preencher o documento.

A Receita faz ampla campanha divulgando as datas de restituição do imposto para aqueles que têm direito a receber esse dinheiro. Os valores são pagos em lotes e o contribuinte poderá consultar através do site se tem direito à restituição e quando irá receber.

O que Colocar na Declaração

De modo resumido, na declaração de imposto de renda de pessoa física deve ser declarado tudo o que foi ganho e pago no ano anterior, tais como venda de móveis e imóveis, aluguéis, reformas em imóveis e despesas com construções, pagamento de faculdade, escola particular e convênio médico, por exemplo.

O contribuinte deve informar ainda todos os bens que formam ou formaram seu patrimônio até o último dia do ano que está sendo apurado. Por bens entende-se: imóveis, veículos, obras de arte e joias (cujo valor supere R$5.000,00).

Também devem ser declarados os ganhos dos dependentes. Por exemplo, se o pai é o declarante e seu filho dependente realiza um estágio remunerado, o valor ganho por ele deve constar na declaração do pai.

Reunir todos os documentos e informações para a realização da declaração de imposto de renda pode ser uma tarefa trabalhosa e burocrática. É altamente recomendado buscar ajuda de um escritório de contabilidade para garantir que a declaração será enviada corretamente.

Com quase 80 anos de mercado, a Arruda Empresarial está preparada para te orientar sobre a declaração de imposto de renda de pessoa física, orientando sobre tudo o que deve ser declarado. Dessa maneira, você cumpre com suas obrigações para com a Receita Federal, evita o risco de cair na malha fina e ainda pode ter algum valor restituído futuramente.

Abrir
Precisa de ajuda ?
Olá
Em que podemos ajudar ?
Solicite uma Proposta